• Não tem produtos no carrinho.
  • Currency converter

Usando e Derrotando Estruturas de Bloqueio com Peões

OCL6-1Posicionar os peões de forma a tornar uma das peças do oponente passiva é uma arma estratégica muito forte. Estruturas clássicas de bloqueio com peões que limitam as peças do oponente são normalmente construídas no centro, como podemos ver no tabuleiro do exemplo, mas nós podemos criar bloqueios praticamente em qualquer lugar. Nesse exemplo, o cavalo na f6 e o bispo na b7 estão fazendo pressão no peão da e4 e na casa central d5, mas ela por enquanto não é muito útil. Além disso, o cavalo não pode ir para a casa g4 e sobram apenas movimentos para o canto ou para trás. O máximo que as Pretas podem fazer é sacrificar a peça na e4, o que não seria uma decisão muito inteligente. Então, quais são os benefícios reais de criar essa construção de peões? Isso é muito semelhante ao hóquei. Dois jogadores – o cavalo da f6 e o bispo da b7 – estão “fora da partida” por enquanto, assim como acontece quando os jogadores ganham um cartão vermelho. As Pretas podem começar a fazer manobras para levar o cavalo e o bispo para outro lugar, onde eles poderão entrar no jogo de novo e criar ameaças, assim como os jogadores de hóquei voltariam para a partida depois de alguns minutos. No entanto, por alguns instantes as Brancas terão mais peças na partida, o que pode causar sérios problemas. Também não fica claro exatamente quando as peças pretas irão voltar para a partida.

Resolvendo o Problema da “Estrutura de Bloqueio com Peões”

Há algumas maneiras de lidar com o problema da estrutura de bloqueio com peões.

  1. Vez das Brancas

    Vez das Brancas

    Evite a estrutura de bloqueio com peões antes de o oponente criá-la. Nós vemos um exemplo dessa opção na partida Kasparov – Korchnoi. As Brancas sacrificam um peão para ganhar a iniciativa, mas as Pretas têm uma ameaça posicional se jogarem e7-e5! Essa jogada irá tirar o Cavalo da f3 e o Bispo da b2 da partida e a perda de duas peças tornaria difícil o desenvolvimento da iniciativa. Kasparov faz a jogada 1. e4-e5! e consegue evitar a construção do bloqueio das Pretas.
  2. Vez das Pretas

    Vez das Pretas

    Destrua a construção do bloqueio com seus peões. Sacrificar alguma peça pelo peão do oponente é uma ideia duvidosa, mas nós podemos trocar peões para impedir a estrutura de bloqueio do oponente e liberar nossa peças. Nesse exemplo, as Pretas continuam sua jogada com: 1… c7-c5! com a ideia da jogada b5-b4 destruir a diagonal a1- g7 e liberar o Bispo na g7. Depois disso, o bispo se tornará uma importante peça de ataque contra o Rei branco.
  3. Vez das Brancas

    Vez das Brancas

    Tire a peça da estrutura de bloqueio com peões para torná-la viva. Nesse último exemplo, podemos ver que o Cavalo na c3 é muito passivo por causa dos peões na c6-d5. As Brancas não têm a possibilidade de atacar essa construção de bloqueio com seus peões e a única opção é começar uma manobra com o Rei e ativá-lo de outra casa. As Brancas fizeram a jogada – 1. Cb1! com a ideia de jogar Cf3-e5.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *